XM2 Soluções Imobiliárias: X Metros Quadrados
Faça Home Staging para vender ou alugar um imóvel com rapidez

Home Staging: o que é e como colocar em prática?


Surgido nos Estados Unidos na década de 70, esse conceito representa uma estratégia de marketing que é baseada na preparação dos ambientes de um imóvel para vender ou alugar mais rapidamente. Muitas pessoas têm dificuldade de se imaginar em um ambiente quando ele está vazio e a ideia é mobiliar ou melhorar a decoração dos ambientes para deixar o imóvel mais atrativo e assim chamar de fato mais atenção do cliente. Um velho ditado diz que nós comemos com os olhos e muitas vezes a compra ou locação de um imóvel segue a mesma sensação.


No geral, o tempo médio para a concretização de uma transação imobiliária é superior ao esperado pelos vendedores. Por isso, o Home Staging é uma excelente estratégia e deve ser empregada caso deseje vender ou alugar o seu imóvel mais rapidamente. Boa leitura!


O que é Home Staging?


Em linhas gerais, o objetivo dessa estratégia é promover a decoração dos ambientes do imóvel à venda ou locação para que este se torne mais chamativo e agrade os interessados. A ideia é adotar ações simples que visem deixar o ambiente mais moderno, confortável e aconchegante.


A popularização da internet é um ativo que potencializou ainda mais essa técnica, uma vez que as empresas vendem e divulgam seus imóveis na rede. Com a disponibilização de fotos atrativas, os futuros compradores podem basear a sua escolha em função do que estão vendo e, assim, decidir por uma visita posteriormente. Nesse sentido, a disposição do ambiente para fazer fotos chamativas é indispensável neste processo.


Quais as vantagens dessa estratégia?


Como já falamos anteriormente o Home Staging pode, se bem aplicado, valorizar ainda mais o imóvel. Oferecer um ambiente despreparado, desfigurado e desorganizado faz com que o cliente em potencial recue nas negociações ou até mesmo solicite uma redução considerável no valor de venda. Assim, além de se tratar de uma estratégia de repaginação da decoração, pode render bons resultados ao menor investimento possível.


A grande maioria das pessoas que estão interessadas na compra ou locação de uma propriedade apresentam dificuldades de se imaginar ocupando aquele espaço. Tendo isso em mente, tratar os ambientes como a vitrine de uma loja pode despertar o desejo em fechar negócio mais rapidamente. Portanto, além de economizar o tempo você ainda terá a chance de poupar dinheiro e faturar ainda mais após esse investimento.


Como fazer o Home Staging?


É natural que algumas pessoas não se sintam confortáveis ou seguras para colocar em prática as técnicas de Home Staging. Por isso, atualmente existem profissionais que oferecem esse tipo de serviço com excelente custo benefício. Preparar o imóvel para ser fotografado ou deixá-lo organizado para a visita de um cliente é o ponto fundamental do Home Stanging. Preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a fazer você mesmo de forma simples e eficiente. Confira!


Planeje melhor os ambientes da casa


Sabemos que é um desafio manter a organização de um imóvel sempre impecável. Contudo, negligenciar esse cuidado pode provocar um efeito bastante negativo, especialmente porque o comprador não percebe todos os detalhes do seu provável futuro lar. Dessa forma, procure organizar sempre os ambientes de modo bastante harmônico e retire todos os objetos desnecessários.
 
Se você possui filhos, por exemplo, é fundamental que não deixe os brinquedos espalhados pela casa. Mantenha os quartos sempre bem organizados, guarde as roupas e demais itens que passe uma imagem de desleixo. Na cozinha, banheiros e áreas externas é fundamental ter a mesma preocupação e que não apareçam objetos em cima de bancadas ou objetos encostados em paredes, uma vez que também podem impactar negativamente na decisão de compra.
 
Aposte em um bom projeto de iluminação


A iluminação é um item muito importante para um bom projeto de decoração de ambientes. Além de impactar em aspectos fundamentais em nossa vida como a criatividade e a concentração, pode também proporcionar mais conforto aos moradores. Suas funções são diversas e cada ambiente deve contar com um ponto de luz específico para cada atividade.
 
Portanto, caso não disponha de um projeto direcionado para a iluminação, apostar em itens decorativos como luminárias e abajures pode agregar ainda mais charme e valor aos ambientes. Ainda, na hora de fazer o registro das imagens, é indispensável contar com o auxílio de um fotógrafo profissional. Assim como na valorização dos ambientes, a iluminação é um fator muito importante na fotografia e sua captação de alta complexidade.
Utilize objetos neutros ao seu favor

Ambientes monótonos demais podem prejudicar a ideia do home staging. Por outro lado, empregar cores muito vibrantes não é uma alternativa interessante, afinal, cada pessoa possui seus gostos e preferências. Nesse sentido, revitalizá-los utilizando objetos decorativos como adornos e almofadas são boas alternativas para dar mais ênfase e chamar a atenção dos compradores.
 
Contudo, vale ressaltar a importância da despersonalização do imóvel se ele estiver ocupado. Um dos objetivos ao se comprar um imóvel é imprimir sua própria identidade no novo lar. Dessa forma, itens que identifiquem de maneira excessiva os gostos pessoais do proprietário do imóvel, pode causar sensação de desconforto ao interessado. Portanto, busque empregar apenas recursos neutros, que tenha como principal função valorizar e deixar os ambientes mais agradáveis.
 
Revisão indispensável

Revise se as lâmpadas funcionam, pois fotografar os ambientes iluminados faz toda a diferença. Observar se há infiltrações ou buracos feitos por furos nas paredes que possam desvalorizar o imóvel. As paredes devem estar limpas e vale a pena revisar se há quadros mal posicionados ou que provoquem poluição visual. Posicione os móveis para que estejam simetricamente bem colocados nos ambientes e caso estejam desgastados providencie mantas ou tecidos para esconder avarias.
 
Muitas vezes é necessário diminuir sensivelmente os objetos de decoração para fotografar um ambiente ou receber uma visita no imóvel. Um cheirinho gostoso de um bolo ou café no ambiente gera sensação de aconchego e vale a pena aromatizar antes do cliente visitar. Deixe os banheiros limpos, de preferência sem objetos à mostra e a tampa do vaso fechada. Lembre-se sempre que o menos é mais e seu imóvel precisa causar o impacto de uma vitrine.
 
Concluindo, se você está interessado em obter melhores resultados em uma negociação imobiliária e possui pressa, o home staging é a estratégia mais indicada. Embora seja uma ideia pouco difundida, se trata de ações bem simples e eficientes na hora de vender e valorizar um imóvel. Portanto, basta seguir as dicas e orientações que apresentamos neste texto para deixar sua casa mais convidativa e elegante.
 
Agora você já conhece em mais detalhes sobre a técnica que permite uma experiência de venda mais satisfatória. Gostou do conteúdo que compartilhamos e deseja ficar por dentro de outras novidades como esta? Então, acompanhe-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube.

www.xmetrosquadrados.com.br