Para ficar por dentro de todos os detalhes deste mercado encantador, Sacha Myrna, arquiteta e consultora imobiliária especialista em imóveis de luxo e alto padrão, preparou um conteúdo especial!
Os clientes estão a cada dia viajando mais, conhecendo novas cultura, se ambientando com novidades tecnológicas e praticamente se tornando cidadãos do mundo. As construtoras, para conquistá-los, estão incluindo serviços e produtos para atender estes compradores, cada vez mais exigentes. Hoje, cada detalhe é levado em consideração e um diferencial pode ser o fator principal para uma decisão de compra. O foco na sustentabilidade, imprime uma exclusividade nos projetos e serviços que valorizam o ambiente e consequentemente o bem-estar do cliente.
O que dá o título de luxo ou alto padrão para um imóvel?
O primeiro ponto considerado é a localização e esta precisa ser reconhecidamente nobre. Em seguida ter acabamento super-refinados, área de lazer diversificada, com estrutura completa de serviços e concierge, alta tecnologia em recursos digitais, arquitetura conceitual aliada fortemente a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente. Estes itens, atualmente, estão diretamente “linkados” aos empreendimentos imobiliários conceituados como alto padrão e formam suas características.
Portanto, qual a diferença entre o luxo e o alto padrão finalmente?
Várias marcas de luxo, de diferentes segmentos, tais como: moda, hotelaria, alimento, entre outros, investem em ações e mudanças sustentáveis para que o cliente perceba seu posicionamento diferenciado no mercado, automaticamente agregando valor. O cliente comprador percebe a mudança, paga e valoriza mais por isso.
Para Paulo Ricardo Sachs, Consultor de Marketing Estratégico e Colunista Social, “o luxo é tudo aquilo que transcende qualquer categoria na segmentação. O luxo é simples. Costumo dizer que o Alto Padrão é um rótulo de mercados emergentes”.
Apesar da similaridade entre um imóvel de Luxo e Alto Padrão, Sacha Myrna, responsável pela XM2, conta que existem alguns pontos que definem o Luxo.
“O conceito do imóvel de Luxo está realmente ligado no conceito sensorial e na exclusividade que só o Luxo proporciona. Cada vez mais a Inteligência Artificial cresce e vários sistema de automação - alguns via celular ou sistema de voz, como o Alexa - possibilitam conectar tudo literalmente à palma da mão”, comenta Myrna. “Abrir a porta, cortinas, alterar iluminação, nivelar o ar-condicionado, ligar som e tv, abrir teto, embaçar o vidro… Tudo isso já é automatizado. Essas e outras tecnologias oferecem um nível de conveniência, ferramentas, inéditas na história do mercado imobiliário. Quando falamos em luxo o que interessa é a personalização, o símbolo da exclusividade, que até então sempre remeteu a execução de uma forma praticamente artesanal. Hoje a tecnologia avançada alcança e facilita o poder da individualização necessária para se obter a exclusividade, desafiando então a percepção artesanal que o luxo sempre exigiu e aliada a conceitos sustentáveis é o mote principal que marca a nova visão e desejo do cliente."
Muito além do olhar
Segundo Myrna, toda a qualidade do imóvel de luxo vem de seus detalhes que está em constante ascensão. Segundo dados da revista Exame, a venda de imóveis de luxo e alto padrão continuou e continua crescendo no Brasil, mesmo em épocas em que a situação geral financeira não era das melhores. Isso porque existe uma parcela da população não abre mão de seu conforto.
E é neste ritmo de lucro que os especialistas lançam suas apostas para o setor de luxo em 2019: o esperado é um aumento de 20% a 30% nas vendas somente na cidade de São Paulo.
É possível viajar e usufruir de um imóvel de luxo ou alto padrão.
“Hoje o nosso mercado encontra-se também em processo de democratização e isso resulta na atividade de compartilhamento, o que permite locar um imóvel por temporada”, diz Sacha Myrna. "Já existem sites internacionais que possuem diferenciados perfis de imóveis em seu portfólio, incluindo altíssimo padrão. Em alguns não há pagamento, como por exemplo, o proprietário que ao sair de férias, disponibiliza sua casa para que o turista permaneça em troca de algum tipo de favor, como alimentar e sair com seu animal, limpar sua piscina ou até mesmo, apenas, ligar seu carro."
É claro que, como parte do processo, acontece uma avaliação criteriosa sobre quem está se oferecendo e requerendo a permanência pela temporada e fica a critério do proprietário decidir para quem vai abrir sua casa gratuitamente. No Brasil essa modalidade de temporada “grátis” ainda não é consolidada. Porém, existem imóveis de altíssimo padrão e de Luxo que são disponibilizados para locação por temporada em sites já convencionais.
Quando falamos de temporada, seja na praia, área rural ou urbana, Myrna ressalta sua percepção do mercado: “Neste ano, casas de alto padrão foram alugadas em algumas praias de Pernambuco por valores até 300% a mais que o ano passado para o período do Reveillon”. Isso só reforça o crescimento do mercado e o nível de exigência das pessoas.
Referência na capital de Pernambuco como consultora de imóveis de luxo e alto padrão, a XM2, também com parceiros internacionais em Miami e Portugal, além de outros espalhados pelo Brasil, tem em sua carteira as melhores opções tanto em imóveis urbanos, de praia e rural. Com toda a experiência criativa para exposição dos imóveis, não é preciso nem sair de casa para conhecê-los. A XM2 conta com a disponibilização 100% digital de suas imagens, que inclui filmagens, drones e passeios virtuais em 360.
Sacha Myrna, à frente da equipe, com sua expertise e know-how, complementa que é fundamental ouvir muito o cliente, entender seu momento e desejos para atendê-lo com efetividade. Com muita discrição, segurança e objetividade, os pedidos dos clientes são realizados. É este conjunto de detalhes, atenção e cuidados que torna a XM2 diferenciada no mercado.